outubro 29, 2011

Halloween


Halloween!!! Na verdade nem me lembrei da data... S'o fui notar que era Haloween quando ontem eu e hubby fomos ao pub da redondeza. Os funcionários do pub estavam todos fantasiados, mas foi só.

Aqui na Inglaterra, há inúmeras tentativas de celebrar a data, mas não... Muitos ingleses (pelo menos aqui em Norwich) acham que Halloween é coisa americana (USA) e não tem sentido celebrar aqui.

Desde que eu vim morar aqui, apenas uma vez alguém tocou a nossa campainha para pedir doces. Mas eu e hubby fingimos não ter escutado kkkkk (impossível não ter escutado). No ano seguintes até compramos uns chocolates e tal mas daí ninguém nunca mais bateu na nossa porta dizendo 'trickle treat'. Então eu e hubby acabávamos comendo todos os chocolates e porisso não compramos esse ano - aliás nem lembramos.

Outra porque essa semana estive a maior parte do tempo em Ipswich / Hotel então quase não passei meu tempo em casa.

Enfim eu ainda estou na correria. Não sei se tem fim essa minha correria, mas gente tem uma luz no final do túnel (o fim das minhas provas está perto, caso eu passe). Assim que eu completar minha qualificação, poderei começar a planejar minha vida novamente!

outubro 16, 2011

4 anos depois

Continuando o post de que eu encontrei um carinha brasileiro que acabou de vir para a Inglaterra a umas três semanas atrás, via intercâmbio, que nem eu, me dei conta como o tempo voôu. Hoje já fazem um pouco mais de quatro anos que vim para essa ilha gelada.


Ainda sim me lembro como se fosse ontem os meus primeiros dias aqui na Inglaterra. Na verdade o primeiro mês não foi assim tão ruim pois passei o mês inteiro em curso em Londres, no bem bão. Mas foi quando eu vim para Norwich e comecei o batente que a dificuldade apareceram e pensei várias vezes comigo mesma, aonde vim parar!!! =D Conversando com o carinha brasileiro, ele também disse que está sentindo uma baita dificuldade em todos os sentidos, inglês (mais pela pronúncia), arrumar tudo (casa, carro, telefone etc etc), mas pelo menos ele veio com a noiva. As coisas ficam um pouco mais fácil quando se tem um outro brasileiro por perto - vai por mim.

A minha maior dificuldade na verdade foi com a língua. Apesar de já ter um nível bom no Brasil, nunca havia trabalhado usando inglês. Não entendia o pessoal falando, foi horrivel. Mas sempre soube que língua agente vai se acostumando com o tempo, e foi o que aconteceu. Hoje já entendo quase tudo (nunca será a minha primeira língua), não tenho problemas de conversar via telefone (o que é a última coisa que vc se acostuma) a não ser que a pessoa do outro lado é um outro estrangeiro (aí ainda acho difícil entender todos os tipos de sotaque em inglês).

Também sofri bastante com o friozinho constante. A falta de Sol no primeiro ano me afetou bastante. desânimo total. Hoje em dia me afeta menos acordar no breu total e voltar para casa no breu total.

Outra coisa que me ajudou muuutio por essas bandas foi tirar a carteira de motorista. Agora não sofro o que eu sofri no começo de ter que ir a lugares remotos de trem, ônibus, taxi... Agora eu vou e volto livremente, sem maiores transtornos. Se morasse em Londres não teria esse tipo de problema.

Ainda não encontrei nenhum brasileiros em Norwich, o que me ajudaria muito a matar as saudades do jeito brasileiro. Os ingleses estão ficando mais 'normais' na minha percepção, mas ainda é claro as diferenças culturais. A única forma para eles se divertirem é ficando bebado, o que eu não entendo. O povo bebum.

O meu choque inicial no entanto (trabalhar no interior, apenas com ingleses), essa passou, já que depois de mim o meu escritório contratou outros estrangeiros. Me sinto a pioneira que abriu caminho para os estrangeiros nesse escritório (mas não a mente dos ingleses, que ainda continua beeem retrógado). Depois de mim passaram por esse escritório um Malawii, Cipriana, Indiana, Albanês, Paquistanês e Chinesa. Nenhum dos gringos no entanto foi promovido a gerente nessas bandas (no meu escritório, não digo na empresa toda). Essa é um outro desafio... As coisas por aqui é meio devagar, e a barreira é clara. Só para se ter uma idéia, no meu escritório as mesas foram colocadas em blocos de quatro. No meu bloco só tem estrangeiros. No outro bloco só os ingleses e assim vai. Não vou dizer que é racismo, mas é estranho. Não reclamo no entanto.

Comecei a estudar para ser contadora qualificada na Inglaterra (ACCA) a dois anos atrás e finalmente estou vendo uma luz no final do túnel. Essa etapa final está bem difícil, mas vamos lá, falta pouco. Não posso desanimar!

E assim a vida anda, depois de 4 anos me acostumei com muita coisa, mas tem tantas outras que não sei se vou me acostumar. Acho que aos poucos as coisas vão se encaixando, mas ainda estou a procura de alguns brasileiros pois não quero perder a identidade...

outubro 15, 2011

Concidências

Estou em falta com o blog eu sei, mas a vida anda corrida demais... Estudar e trabalhar (ainda mais aonde trabalho) não está nada fácil para ser sincera...

A semana que passou por exemplo foi assim - segunda gripada não fui trabalhar, terça e quarta fui para Ipswich, quinta fiquei em Norwich (o dia todo em reunião com cliente) e na sexta fui para Londres... Na verdade em Londres, que era um curso interno, eu não absorvi mais nada... Cansadérrima.

Mas uma curiosidade :D. Em Londres, chequei no curso assim em cima da hora. Nessa tive que sentar na primeira fila (já que todos começam a sentar de trás para frente)... Sentei ao lado de um oriental, mas para mim, normal. Na afobação de ter chegado tarde, esqueci de passar na recepção e pegar o meu programa. Olhei para o oriental e até perguntei - de onde vc pegou a programação em inglês e tal. Ele respondeu em uma palavra e tal, entao novamente nem deu para concentrar no sotaque - novamente não achei nada demais.

O curso começou e lá estava ele, o oriental na minha sala. Mas sentamos em mesas diferentes e tals.

Depois do almoço, na hora do break, ele venho e disse "Excuse me, are you Brazilian?" - O queeeeeee???? Pois é ele é brasileiro... E com o mesmo sobrenome... trabalhando na mesma empresa, e venho para a Inglaterra via intercambio, do mesmo jeito que eu vim pela primeira vez aqui.

Ele não é de São Paulo, mas disse que havia ouvido falar de mim (fofoca rola solta), mas acho que ele sabia da minha existência por causa do mesmo sobrenome.

Eu até tinha reparado que na lista de telefone aqui da Inglaterra, apareceu o mesmo sobrenome que o meu, mas foi mesmo coincidência demais de ele ser brasiliero.

Conversamos um bocadinho e que desastre. Eu falo portugues misturando inglês a toda hora... Come on Sanae, português é sua lingua natal!!!!

Enfim, chocada com o meu português e com as coincidências da vida : D

Coldplay

Coldplay vai tocar em Norwich, naqueles shows tipo acústico e não tive nem a chance de comprar um ingresso... Por favor me diga que eu consegui os ingressos...