novembro 11, 2010

Trainees

A minha primeira trainee era inteligente, organizada, e responsável. Mas ela só ficou comigo por três meses.

O segundo foi tudo de ruim. Desorganizado, desinteressado, preguiçoso, de vez em outra dorima no meio do trabalho (ele literalmente dormia na frente do compudator) e tentou por algumas vezes me dar o calote (um dia tive que ir para uma reunião, deixei tarefas para o meu trainee. Ele achou que eu não iria descobrir e ele foi para casa antes do almoço sem me avisar = eu descobri e fiquei muuuuito brava. Outra vez pedi a ele que ligasse para X e ver se alguns documentos chegaram via correio. Trainee disse que ligou mas que não tinha chegado nada. Eu, super desconfiada, liguei para X na frente dele e X disse que os documentos chegaram...). Nessa eu resolvi que não poderia trabalhar com mentiroso e preguiçoso.

Pedi para o RH girar o meu trainee para outra pessoa, mas isso me deu a maior dor de cabeça. Quase tipo que eu era a culpada... Tive que aguentar o meu trainee por outos dois meses... Mas depois de um ano (me livrei do trainee antes disso ufa)  o RH me pediu para conversar com os novos trainees sobre comportamentos aceitáveis e não aceitáveis no meio profissional. Eu dei exemplos do comportamento do meu trainee e foi quando o RH entendeu como eu sofri. Mas ao mesmo tempo eles me disseram que no final das contas eu fui muito boazinha com ele, que eu deveria ser mais dura (mal sabem eles que eu fui dura com ele heheheheh).

Mas isso ficou na minha mente, mas depois disso mudei de departamento que só tem pessoas experientes e nunca mais tive trainee no Brasil.

Vim para UK e o esquema aqui é diferente. Um trainee aqui, não acompanha uma só pessoa por 3, 4 meses (ufa que bom). Mas um dia fui trabalhar com um trainee, expliquei o que ele deveria fazer, ele disse "beleza", perguntei se ele tinha dúvidas, e ele 'não'. e deixei ele meio solto... Erro meu!!!! Na sexta feira quando fui revisar o trabalho, estava tuuudo errado. Tive que trabalhar no final de semana só para corrigir o trabalho dele, já que a responsável seria eu.

Relembrei das palavras do RH no Brasil, e depois disso, não pego leve com trainees. Pode parecer cruel, dibólico, mas não, não são tão má. O que eu quero dizer é que fico na cola deles o tempo todo. Chacoalho quando eu preciso chacoalhar (se não eles trabalham a passos de tartaruga), tento explicar, explicar e explicar quantas vezes for necessário e importantíssimo, hoje em dia reviso o trabalho deles a toda hora (mais ou menos depende em quanta confiança eles ganham de mim).

Mas, depois de lidar com dois trainees (recém chegados, cru, totalmente cru), estou chegando a conlcusão que a minha cota passou. Lido melhor com eles hoje em dia, mas é um processo cansativo. Over and over again...  Coitados, nada contra os trainees, mas me sinto muito mais cansada quando eu tenho a tarefa de passar o pouco que sabemos para eles.

0 comentários:

Postar um comentário