outubro 16, 2011

4 anos depois

Continuando o post de que eu encontrei um carinha brasileiro que acabou de vir para a Inglaterra a umas três semanas atrás, via intercâmbio, que nem eu, me dei conta como o tempo voôu. Hoje já fazem um pouco mais de quatro anos que vim para essa ilha gelada.


Ainda sim me lembro como se fosse ontem os meus primeiros dias aqui na Inglaterra. Na verdade o primeiro mês não foi assim tão ruim pois passei o mês inteiro em curso em Londres, no bem bão. Mas foi quando eu vim para Norwich e comecei o batente que a dificuldade apareceram e pensei várias vezes comigo mesma, aonde vim parar!!! =D Conversando com o carinha brasileiro, ele também disse que está sentindo uma baita dificuldade em todos os sentidos, inglês (mais pela pronúncia), arrumar tudo (casa, carro, telefone etc etc), mas pelo menos ele veio com a noiva. As coisas ficam um pouco mais fácil quando se tem um outro brasileiro por perto - vai por mim.

A minha maior dificuldade na verdade foi com a língua. Apesar de já ter um nível bom no Brasil, nunca havia trabalhado usando inglês. Não entendia o pessoal falando, foi horrivel. Mas sempre soube que língua agente vai se acostumando com o tempo, e foi o que aconteceu. Hoje já entendo quase tudo (nunca será a minha primeira língua), não tenho problemas de conversar via telefone (o que é a última coisa que vc se acostuma) a não ser que a pessoa do outro lado é um outro estrangeiro (aí ainda acho difícil entender todos os tipos de sotaque em inglês).

Também sofri bastante com o friozinho constante. A falta de Sol no primeiro ano me afetou bastante. desânimo total. Hoje em dia me afeta menos acordar no breu total e voltar para casa no breu total.

Outra coisa que me ajudou muuutio por essas bandas foi tirar a carteira de motorista. Agora não sofro o que eu sofri no começo de ter que ir a lugares remotos de trem, ônibus, taxi... Agora eu vou e volto livremente, sem maiores transtornos. Se morasse em Londres não teria esse tipo de problema.

Ainda não encontrei nenhum brasileiros em Norwich, o que me ajudaria muito a matar as saudades do jeito brasileiro. Os ingleses estão ficando mais 'normais' na minha percepção, mas ainda é claro as diferenças culturais. A única forma para eles se divertirem é ficando bebado, o que eu não entendo. O povo bebum.

O meu choque inicial no entanto (trabalhar no interior, apenas com ingleses), essa passou, já que depois de mim o meu escritório contratou outros estrangeiros. Me sinto a pioneira que abriu caminho para os estrangeiros nesse escritório (mas não a mente dos ingleses, que ainda continua beeem retrógado). Depois de mim passaram por esse escritório um Malawii, Cipriana, Indiana, Albanês, Paquistanês e Chinesa. Nenhum dos gringos no entanto foi promovido a gerente nessas bandas (no meu escritório, não digo na empresa toda). Essa é um outro desafio... As coisas por aqui é meio devagar, e a barreira é clara. Só para se ter uma idéia, no meu escritório as mesas foram colocadas em blocos de quatro. No meu bloco só tem estrangeiros. No outro bloco só os ingleses e assim vai. Não vou dizer que é racismo, mas é estranho. Não reclamo no entanto.

Comecei a estudar para ser contadora qualificada na Inglaterra (ACCA) a dois anos atrás e finalmente estou vendo uma luz no final do túnel. Essa etapa final está bem difícil, mas vamos lá, falta pouco. Não posso desanimar!

E assim a vida anda, depois de 4 anos me acostumei com muita coisa, mas tem tantas outras que não sei se vou me acostumar. Acho que aos poucos as coisas vão se encaixando, mas ainda estou a procura de alguns brasileiros pois não quero perder a identidade...

3 comentários:

Dri disse...

Legal de vez em quando olhar para trás e ver as dificuldades superadas. Parabéns Sanae pelos 4 anos! Espero que vc encontre brasileiros com as quais tenha afinidades. Bjo.

disse...

Oi Dri, pois é la se foram 4 anos com muitas dificuldades mas teve a parte boa também. Espero que esteja tudo bem com vc.

Dri disse...

Andei meio afastada dos blogs mas sim, comigo está tudo bem, obrigada :)

Postar um comentário