outubro 27, 2010

Ambiente de trabalho

Desde que eu vim para a Inglaterra, não me senti totalmente "em casa" em termos de trabalho. Tá certo que tem essa coisa da barreira linguística que no início foi o maior desafio, mas passado essa fase, ainda não me sinto totalmente à vontade no trabalho.

E isso não tem nada a ver com o trabalho em si, que no final das contas estou fazendo o que eu sempre fiz, mas em termos de pessoas. Não é fácil de explicar, ainda mais que ninguém me entendeu até agora (nem hubby me entende nesse ponto, já que ele cresceu e sempre morou por essas redondezas), mas o pessoal aqui trata 'os de fora', meio estranho, digo diferente. Mas não sei explicar.

E eu sinto isso bem forte principalmente quando eu trabalho com pessoas de outros escrítórios, outras regiões do país.  O pessoal de outros escritórios são mais abertos e receptivos, e não tratam as pessoas desconhecidas de forma diferente como é o caso daqui. Hubby pensa que talvez é porque o pessoal daqui nào sabe como lidar com os de fora, pois eles só conhecem as coisas da redondeza, mas acho que isso não é desculpa. Isso foi confirmado por uma pessoa moradora de Londres, que namora um cara da região que moro. Aparentemente ela não quer se mudar para cá pois ela sente o mesmo que eu.

Nada contra a cidade em si - tenho certeza que eu tenho melhor qualidade de vida por aqui, mas sei lá...

Bom estou aqui so para documentar os meus pensamentos, quem sabe tenha alguém que se sente assim, e possa me compreender.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sanae

Eu acho que até é fácil de se entender. Eu e o meu marido moramos em uma cidade pequena e por aqui ele é o único estrangeiro. Aqui no Brasil ele trabalha como professor de Inglês, e de vez em quando ele reclama de não ser incluido nas conversas ou coisas do gênero. Ele é natural de Londres, então acho que para ele tudo é mais difícil pelo fato de ele não ter fluência no idioma Português. E eu sempre achei o Brasil aberto a receber estrangeiros, mas mudei minha opinião depois que percebi um certo preconceito contra estrangeiros - gringos... Ninguém lhe diz na cara: Olha não gostamos de você, ou que você está fazendo aqui?" É algo meio que indireto... Esse é meu maior receio em retornar para Inglaterra, ainda mais que temos uma filha. Como seria essa integração dela por lá? Com certeza em cidades maiores, como Londres já existe multiculturas, então acho que é melhor.

Sanae disse...

Sim sim acho que em Londres sua filha nao teria nenhum problema, ja que a cidade e mesmo bem multicultural. Pense, no entanto 2 vezes se for ir para o interior.

Postar um comentário