julho 08, 2010

Teste de direção

Vão completar quase 3 meses que passei no teste de direção aqui na Inglaterra. Mas como não tinha colocado no blog detalhes da minha jornada, resolvi postar agora.



Eu já tinha carteira de motorista brasileira a uns 10 anos. Passei de primeira, mas na realidade não dirigia no Brasil, primeiro por não ter um carro e depois (quando comprei um carro) já não sabia mais dirigir eheheehehe. Na verdade, acho que nunca aprendi a dirigir, fato que fui tomar conta quando decidi tirar carteira de motorista na Inglaterra.

Os brasileiros, com a carteira de motorista brasileira, podem dirgir na Inglaterra nos seus primeiros 12 meses no país. Depois disso, temos que passar por todos os testes (teórica e prática) e adquirir a carteira de motirsta Inglesa.

A primeira etapa foi mandar uma ficha de incrição e mandar para o DVLA. O DVLA então manda uma carteira de motorista provisório, e só então você pode marcar o teste teórico e começar a praticar a dirigir. Com essa carteira provisória, você pode dirigir carro particular, mas somente com a presença de alguém que seja maior de 18 anos e que tenha carteira de motorista por mais de 2 anos (acho). Também é necessário usar a placa L (de learner) no carro.

Um único dia que tentei dirigir o carro do hubby, ele perdeu a paciência em uns 5 minutos, discutimos, e resolvemos que ele não seria o meu instrutor (Nunca mais dirigi o carro dele). Então o jeito foi pagar um instrutor preparado e tals eheheheheh. Como eu tinha todo o tempo do mundo, estava tendo uma hora / aula por semana e só.

Passei na prova teórica, e logo eu estava querendo marcar o teste teórico, mas o meu instrutor aconselhou que eu marcasse o teste somente em Fevereiro desse ano (tinha passado o teste teórico em Outubro de 2009). Então marquei o teste teórico via internet para Fev/10.

Chegou o dia do teste, e para falar a verdade, não estava nervosa, como me lembro ter ficado no teste do Brasil. Deveria ter uns 5 examinadores, e peguei o mais velho da turma, e que o meu instrutor tinha falado que era o mais sérios entre todos... No final, tive 5 minor faults e 2 serious faults.... Vc pode ter até umas 16 minor faults (ou algo assim) que ainda passa, mas não pode ter nenhum serious fault... Resultado = Reprovei. Mas um dos meu serious fault foi iniciar uma manobra (dar meia volta em uma rua sem tocar nas guias) com um carro aproximando - Veja bem, era uma rua longa e o carro aproximando estava bem longe. Eu vi o carro, mas achei que quando ele chegasse perto de mim, ele poderia esperar alguns segundos para eu terminar a minha manobra.... Pensamento totalmente errado de acordo com o examinador... Para ele eu pulei em frente do carro e PODERIA ter causado um acidente.... O segundo foi ter parado na última hora o carro, em um cruzamento na qual eu não tinha preferência. Como eu vi a placa bem em cima da hora (por causa de árvores etc) eu brequei o carro na última hora, quando o examinador tb já estava usando o break dele....

Fiquei meio triste, pois para mim fui reprovada sem maiores motivos, mas como a estatística por aqui é que apenas 45% do pessoal que se inscreve no teste passa, achei razoável o meu resultado...

Cheguei em casa e queria marcar o próximo o mais rápido possível, já que não queria mais pagar aulas. A lista de espera estava em média 3 meses em Norwich, na época. Muuuuito tempo!!! Daí fiquei consultando a internet todos os dias e tcharaaam, achei uma desistência e consegui marcar outro teste em duas semanas contando do último teste.

Chegou o dia, e adivinha....  Peguei o mesmo examinador que me reprovou da última vez... Nossa quando eu vi ele me chamando, desanimei. Daí fiquei nervosa... Ele é um cara todo sério e não conversa muito com vc (até aí por mim tudo bem). A única pergunta que ele faze "O que vc faz da vida?". Sério ele me perguntou isso da primeira vez e novamente dessa vez. Não tinha certeza se ele se lembrava de mim ou não (afinal de contas são muuuitas pessoas tentando tirar carteira de motorista, mas ao mesmo tempo, quantas Sanae's estariam prestando em Norwich hein hein), mas da primeira vez eu tinha falado que era dona de casa, e dessa vez resolvi mudar para "eu sou contadora". Hhauhauhaua se ele lembrou de mim, achou que eu estava mentindo. Mas eu não estava mentino, da primeira vez eu estava desempregada e da segunda vez eu tinha acabado de receber uma proposta de trabalho eheheheheh.

Mas enfim, risadas a parte, reprovei novamente. 4 minor faults e 2 serious faults... Dá um tempo!!!!! Os serious falts foram: Primeiro - meu 'reversing to side road' não foi das melhores... Ainda que eu tenha terminado a manobra sem encostar nas guias, ele disse que a manobra não foi bem executada... Segundo - eu estava dirigindo muito rápido nas curvas do country road... Country roads na Inglaterra é aquelas ruinhas estreitas, e aí concordei que eu deveria ir com mais calma, já que agente não enxerga nada. Mas o erro já havia ocorrido (como disse estava nervosa só de ver a cara do examinador), reprovei...

A minha tereceira tentativa foi umas 5 semanas depois. Já havia perdido todas as minhas esperanças, pois o teste é mesmo rigoroso (ou melhor é uma máquina de fazer dinheiro). Você praticamente tem que dirigir perfeitamente, o que mesmo os motoristas dirigindo à anos não são capazes. Sempre tem um deslise e tal, ainda mais por que no teste usa-se muito "carros imaginários". Mas daí resolvi comprar um carro para treinar. Não queria mais ter aulas, pois não estava mais aprendendo nada.  Comprei um carrinho velhinho, e dirigi todos os finais de semanas e feriados antes do dia do teste. Hubby deu algumas dicas no ponto de vista dele, mas concluímos que ele deveria ficar quieto se não iríamos discutir novamente.

Só tive uma última aula com o instrutor na véspera do meu teste. Foi quando eu estranhei totalmente o carro dele (já que eu estava dirigindo o meu carro por alguns dias) e fiz várias besteiras (nada grave)... Entrei em pânico pois eu irira prestar o teste com o carro dele!!!

No dia seguinte, ainda estranhei o carro dele um pouco, mas foi muito melhor. O examinador ajudou, pois não era o velho examinador de sempre. Na verdade o examinador dessa vez era de Wales, e ele estava em Norwich temporariamente, só porque a demanda em Norwich estava alta. Ele era uma simpatia de gente (ao contrário de alguns) e resultado = Passei!!!!

Nossa fiquei muuuito aliviada, e feliz! Agora é tomar cuidado para não cometer nenhuma falta, pelo menos nos primeiros 2 anos, pois nesse período agente só pode cometer 6 pontos de faltas na carteira (normalmente são 12) e é muito fácil perder a carteira nesse período.

0 comentários:

Postar um comentário